468x60

Literatura - Battle Royale - Resenha

sexta-feira, 3 de julho de 2015
Estou aqui mega feliz por ter concluído essa leitura =)

Literatura - Battle Royale - Resenha


Olá para vocês pessoas lindas...Como estão?

Há umas boas semanas atrás comprei esse livro na Livrarias Curitiba, estava passeando pelo shopping e fui bisbilhotar algo para ler.
Bem estava quase comprando um determinado livro, quando o atendente veio a mim é me sugeriu ir no tal stand, já que aparentemente eu gostava da tal editora, lá havia outros em promoção...E fui acompanhando ele para ver. Lá ele me sugeriu esse livro Battle Royale ( Batalha Real) e me explicou que foi o primeiro no sentido de pessoas numa ilha precisando sobreviver onde apenas um será vitorioso. Mas não vejo plagio algum de jogo vorazes, cada um tem sua abordagem diferente.

Opá, logo gostei da ideia de uma leitura assim, bem como devem perceber temos cenas de violência, onde haverá mortes... Abandonei o livro que estava nas mão e peguei esse...
Tá chega de blá blá blá e vamos a resenha do livro =)

Battle Royale -Koushun Takami

  • ·        Tradução: Jefferson José Teixeira
    ·         Páginas: 664
    ·         Editora: Globo Livros
    ·         Data de lançamento: 17/03/2014

Sinopse: Em ‘Battle Royale’ o autor se aprofunda com mais vigor no desenho psicológico dos numerosos personagens – a turma de estudantes tem 42 pessoas -, trazendo à tona informações sobre a história de cada um como forma de explicar seu comportamento e suas reações diante dos perigos do jogo pela sobrevivência. Na batalha de todos contra todos, há os que enlouquecem, os que se revoltam, os que extravasam os piores instintos, os que buscam se alienar – e até os que assumem com prazer a missão de eliminar pessoas que horas antes eram colegas de classe. Nesse ambiente, o fio do suspense se mantém esticado o tempo todo – é possível confiar em alguém? Do que um ser humano é capaz quando toda forma de violência passa a ser incentivada? 

O livro é puro suspense, o lançamento foi no Brasil em 2014, porém o livro no Japão foi lançado em 1999 e como o livro é de gênero "terror sanguinário" ele foi desclassificado no prêmio Japan Grand Prix Horror Novel, por ter um conteúdo polêmico....

Bem na minha leitura não o considerei de tal forma para ser desclassificado.

Existe o governo da Província ao qual por anos fazem esse jogo, pegam de forma aleatória alunos de alguma escola, para ficarem em alguma ilha. O motivo, governo afirma que dessa forma eles podem observar o tal experimento militar.

Os estudantes são adolescente no qual estão passando por suas tribulações internas da idade.
Confesso que os nomes no começo me confundiam, por serem japoneses. Mas cada aluno tinha seu número na chamada e na primeira folha do livo estava lá o número com o nome e durante a leitura o autor colocava esse número. Mas depois de algumas folhas tipo umas trinta já estava habituada como os nomes.

O livro é narrado em terceira pessoa, digamos que cada personagem tem sua importância para toda a historia ter seu enredo, porém o autor foca mais em Shuya ( homem) Noriko (mulher) Shogo ( homem).
Os estudantes chegam na tal ilha, sem saberem de nada e então pense na indignação quando vem o tal Sakamochi lhes comunicar e simplesmente dizer que estão no programa, e que devem matar uns ao outros, aqueles que compartilham seu dia a dia na escola.

Bem como podemos esperar, cada aluno tem suas expectativas, seus desafios sua personalidade. Alguns entram de cabeça no jogo para sobreviver, e para sobreviver significa matar seus colegas.

Cada aluno recebe seu kit de sobrevivência, vai da sorte de cada um pode ter uma mega arma de fogo como pode ter uma colher. Agora alunos na ilha, além de se matarem a cada ciclo de horas eles tem os quadrantes proibidos, cada aluno tem seu mapa e anota os quadrantes. Tá mas e daí o quadrante proibido vai fazer o quê??? Eles explodem. Cada aluno tem uma coleira e são rastreados, entrou no quadrante proibido é simplesmente eliminado.

O Autor lhe proporciona se apegar a determinados personagens e ficamos ali torcendo para que de alguma forma todos possam se ajudar e saírem da ilha, mas muitas vezes eles morrem.

Agora o autor é danado tem aqueles que você pega raiva e fica torcendo para que se ferre também, afinal ele matou aquele que era o mocinho ou mocinha ....

Gente são 42 alunos, são muitos acontecidos, o autor fala da vida de cada um, assim podemos entender melhor a forma deles agirem na ilha.

Como disse tem aqueles que jogam o jogo para matar, tem aqueles que apenas querem se esconder e os que se procuram para se unirem. Nessa união muitos estão tão enlouquecidos, que não tem certeza se pode confiar ou não em alguém, afinal seria muito mais rápido matar alguém que está ao seu lado de forma inocente.

Posso dizer que é uma leitura cheias de suspense, se tem estômago fraco será difícil ler certos fatos relatados. Algo que é preciso refletir seria, e eu como reagiria estando numa ilha para morrer ou matar? Manteria minha integridade além desses fatos, ou a loucura e o medo me dominaria?

Quero apenas prolongar um pouquinho, falando Sobre Mitsuko, no começo tive muita raiva dela, mas o autor mostra o quanto ela sofreu a ponto de se tornar uma menina fria e calculista, e mesmo ela sendo assim teve um momento que ela teve ternura por alguém da classe.

Quando chegamos num determinado ponto da leitura, observamos como a confiança é algo admirável.

Frase do livro:

"Posso parecer cruel, mas não é a hora de eu me importar com o que acontece com os outros".

Temos também o filme, mas não abrange de forma tão minuciosa cada personagem. Assisti o filme e poxa vida ficou muito a desejar, faltou muitos detalhes...

Bem espero que não fiquem arrepiadas... é uma leitura muito boa =)

Me conte, já leu algo parecido?
Estou em outra leitura, é romance, então a próxima resenha será mais love.

Link para o sorteio do blog sorteio-1-ano-de-gurias-gata

Beijos Enormes.
Deise Pereira

42 comentários:

  1. Ai Deise, gosto é gosto né. Não vejo filmes assim então nem leio os livros kkk. Sou muito cagona, fico sempre pensando que tem alguém me vigiando depois de ler algo assim.kkkk Bjokass
    www.thatamonteiro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thata...realmente o suspense é danado =)
      Beijos.

      Excluir
  2. Esse livro parece ser ótimo mesmo, não é um estilo q eu gosto, mas fiquei com vontade de ler também haha
    beijos

    www.revistadarafa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaella...é puro suspense, acredito que vai gostar =)
      Beijos.

      Excluir
  3. O livro parece ser ótimo, esses dias fui na livraria pq estava doida pra comprar algum livro e não tinha nenhuma indicação
    kkkkkkkkkkkkkk
    depois de mt tempo o blog ta att: www.soellas.com
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lais...olha eu quando vou assim para bisbilhotar livros, costumo ir pela capa hauhauahu feio isso, né...=)

      Excluir
  4. Eu gosto muito de Jogos Vorazes, e por este livros em alguns aspectos ser parecido com JV (a questão de ter vários jovens lutando para sobreviver e de estarem ali contra a sua vontade.) talvez me agrade, mas pelo que eu li na sua resenha esse livro é bem pesado né? Sou um pouco mole, não sei se conseguiria ler.
    Abraços!
    eusuponho.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayse, isso é verdade é pesado devido aos detalhes de cada golpe =)
      Beijos.

      Excluir
  5. Nossa parece de arrepiar esse livro,mas me deu uma cuiosidade kkkk.Gosto de ler livro que prendem a atenção como esses.Primeira oportunidade quero um já.E sempre quando sai filme de livro e você jpa leu....o filme parece que não fica bom né kkkkk.Livro é algo mais emocionante.Adorei.


    Fica com Deus
    Bjin


    http://belezaquenuncaacaba.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haim Vanderleia..isso é heim os filmes não detalham muito =/
      Mas esse livro é puro suspense mesmo...
      Beijos.

      Excluir
  6. Amiga Deise, realmente é instigante se colocar no lugar desses personagens. Faz pensarmos e se estivéssemos no lugar deles...o que faríamos? Show

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gil...menina eu ficava pensando isso, como eu reagiria a esse enredo todo hehehehe
      Beijos.

      Excluir
  7. Olá Pessoa, como vai você? :3

    Parabéns pelo seu blog, um conteúdo muito bom... adorei!
    Vejo que faz tudo com muito amor e dedicação!

    Gostaria de convidar a você para conhecer o meu blog, o Moda Possessiva e está rolando um sorteio lá também, de um layout TOTALMENTE PERSONALIZADO!
    Seria uma honra receber você por lá..

    Um Super Beijo...

    Att. Thays Alkmin

    http://modapossessiva.blogspot.com.br/2015/07/sorteio-layout-personalizado.html

    ResponderExcluir
  8. Deve ser bom esse livro, ultimamente não estou com tempo para ler.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jana...eu to lendo mais no ônibus ultimamente, meu estomago esta cooperando para leituras no busão kkkkkkkkk
      Beijos.

      Excluir
  9. O livro aparenta ser ótimo, o enredo dele é mega interessante. Nunca li, mas vou procurar ele para comprar.
    Beijinhos

    www.blogluanafreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana... acredito que vai gostar pelo suspense no livro o tempo todo...
      Beijos.

      Excluir
  10. O livro me lembrou um pouco Jogos Vorazes, mas aparentemente mais sanguinário, daqui eu senti medo e revolta! Como assim simplesmente jogam eles em uma ilha para matar e morrer? Parece ser daquelas leituras que não te deixam dormir. Sua resenha está maravilhosa e o blog também.

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, é muito intenso a leitura...cada personagem te prende de alguma forma...Imagine a revolta dos alunos ao descobrirem que estão no jogo, muito tenso.... Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Beijos.

      Excluir
  11. oie linda mt bacana hein
    não conhecia amei s2 beijinhos
    Sorria Princesinha

    ResponderExcluir
  12. Nossa parece mesmo com jogos vorazes a princípio, mas como disse deve ser menos adolescente, mais detalhista. Adorei sua resenha, parece ser um livro muito bom, que deixa a gente nervoso pra terminar haha.

    beijo
    www.belatriz.info 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, quando faltava umas 50 paginas, não fui dormir enquanto não terminei hehehehe é muito bom mesmo =)
      Beijos.

      Excluir
  13. Respostas
    1. kkkkkkkkk Haim Bela...olha, acho que você irá amar essa leitura =)
      Beijos.

      Excluir
  14. Esse é um tipo de leitura que não me atrai
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu...verdade tem pessoas que não irão gostar de um suspense pesado assim =)
      Beijos.

      Excluir
  15. Oi, tudo joia?
    Amei a resenha, já faz um boom tempo que estou curiosa em ler esse livro, ele me chamou muito a atenção haha;

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice, acredito que vai amar, quando ler me conte =D
      Beijos.

      Excluir
  16. Amei a sinopse ^^

    www.nataliloure.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natali, ebaaa fico feliz que tenha gostado =)
      Beijos.

      Excluir
  17. Adorei a indicação. Parece ser um ótimo livro!
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Mariane, é um suspense muito bom =)
      beijos.

      Excluir
  18. Esse livro parece ser bom demais, gostei desse suspense.
    Adorei!!
    Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii..olha é uma maravilha de suspense, prende mesmo a atenção.
      Beijos.

      Excluir
  19. Vou confessar que não sou muito chegada a ler , mais esse sinopse me encantou . Um beijo

    www.brunaemilia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, fico contente que essa sinopse tenha despertado seu interesse =)
      Beijos.

      Excluir
  20. Nossa amei sua resenha, bem completa...parabéns
    Eu amo livro de suspense!

    www.belezacompensa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glaucia, muito obrigada, fico feliz que tenha gostado da forma que foi abrangido a resenha =)
      Beijos.

      Excluir
  21. Super diferente de tudo que já li ou estou acostumada, mas assumo que não leria rsrsrs.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju...Menina é um suspense bem forte mesmo =)
      Beijos.

      Excluir